Uma introdução à prática de Hatha Yoga

Quando iniciamos a prática de yoga, geralmente começamos pela parte física, ou seja, as posturas ou ásanas. Já no fim da primeira aula nós nos sentimos transformados, física e mentalmente: mais relaxados, mais conscientes e pertencentes.

Nós não temos idéia de como essa transformação acontece e estamos muito relaxados para pensar sobre, mas é importante que você conheça as ferramentas que guiam a sua prática de hatha yoga.

Respiração: A respiração é sempre nasal, ou seja, pelo nariz e não pela boca, a não ser que seu instrutor peça para algum exercício específico. A respiração deve ser consciente e no seu ritmo natural, procurando manter o mesmo tempo de inalação e exalação. Respirar desta forma te traz calma para executar as posturas com consciência.

Posturas: Na prática de Hatha Yoga executamos várias posturas que são guiadas pelo instrutor. Conforme você pratica vai entendendo seu corpo nas posturas e vai se adaptando, começa a sentir o corpo mais estável e a respiração presente. Aos poucos você fortalece seu corpo e consegue aprofundar a sua prática. O importante é entender que você segue seu próprio ritmo, de acordo com as suas virtudes e limitações. Talvez o que seja fácil para você, é desafiador para o outro e o inverso também é verdadeiro. Conte sempre com a orientação de um instrutor que acolhe o seu momento e o auxilia a praticar com consciência, conforto e segurança.

Bandhas e Drsti: Bandhas são contrações em determinadas áreas do seu corpo e Drsti é o foco do seu olhar durante a prática. Bandhas ou contrações focadas são usados para manter a energia vital no seu corpo e proteger a coluna e dar estabilidade para todo o seu corpo. No começo, pode ser complexo, mas com o tempo você incorpora as contrações de forma mais natural. Quer saber quais são os principais bandhas?

Mula Bandha: é uma leve contração na região do seu assoalho pélvico e que traz força e estabilidade.

Uddiyanna Bandha: é uma leve contração da parte abaixo do seu umbigo em direção às costas. Esse bandha mantém a estrutura lombar da sua coluna, trazendo estabilidade e leveza durante a movimentação ou em posturas de permanência.

O Dristi é o foco do seu olhar enquanto se está praticando. Manter o olhar focado, ajuda a mente a manter-se presente, evitando as distrações externas que podem atrapalhar o bom andamento da sua prática. A energia que é sentida durante a prática, só está presente onde está a sua atenção.

Todas estas etapas são praticadas juntas em uma aula de Hatha Yoga, portanto, siga as orientações do seu instrutor e pratique!