Saiba o quanto sua respiração influencia seu humor

Com que frequência você está realmente presente, completamente no momento, totalmente envolvido com a vida?
Se você respondeu “Raramente”, certamente não está sozinho!


A beleza é que no momento em que você reconhece que sua mente se desviou, você volta ao Yoga, de volta à União, de volta ao momento presente.


O Yoga nos oferece muitas ferramentas para ajudar a acalmar a mente do macaco, para que possamos estar presentes com a vida como ela é.


Pranayama, ou técnicas de respiração, são ferramentas poderosas porque a respiração está sempre acessível a nós. Não importa onde estejamos ou no que estejamos envolvidos, podemos usar nossa respiração para acalmar o corpo, acalmar a mente e nos trazer de volta à consciência presente.


Onde quer que você esteja, o que quer que esteja fazendo, pare um momento, faça uma pausa. Esteja você de pé, sentado ou deitado, coloque as mãos sobre o baixo ventre. Suavize esse espaço o máximo que puder e, ao inspirar, comece a sentir a expansão à medida que a respiração eleva a barriga para as palmas das mãos. Ao expirar, sinta a contração suave à medida que a barriga se solta e as mãos se suavizam de volta ao corpo.
Deixe que cada respiração estreite seu foco cada vez mais na experiência da respiração do corpo. Após 10 vezes permita-se considerar:

Qual é a sensação de respirar conscientemente?

Qual é a sensação de permitir que minha atenção simplesmente repouse em um ponto?


Encorajamos você a perceber quando sua mente está divagando e, amorosamente, se convide de volta a esta técnica poderosa e simples para mantê-lo calmo, presente e à vontade.