Sukshma Vyayama significa movimento sutil ou yoga sutil e com simplicidade, tem o poder de fazer você relaxar e se sentir melhor.
Tem dias que a gente sente a testa franzida, a mandíbula travada, o punho cerrado e a sensação é de que a qualquer momento vamos sair arrancando os cabelos não é? Nesses dias pratique o Sukshma Vyayama! Não toma seu tempo e não precisa de preparação; você pode praticar em casa, no trabalho, no carro, no avião ou onde você estiver agora. Em poucos minutos você vai sentir a sua energia elevada!
Aqui vão algumas instruções para fazer Sukshma Vyayama na cabeça e no rosto.
1 – Massageie as suas têmporas com as palmas das suas mãos por alguns segundos, mantendo seus olhos fechados.
2 – Belisque suas sobrancelhas usando o polegar e o contorno do indicador, faça isso algumas vezes.
3 – Gire os olhos 5-6 vezes no sentido horário e depois no sentido contrário.
4 – Aperte bem os olhos e depois os abra bem. Repita 10 vezes ou até cansar.
5 – Puxe suavemente as suas orelhas por 10 a 15 segundos.
6 – Segure suas orelhas e mova-as no sentido horário e no sentido contrário (igual pedalar uma bicicleta sabe?) até que suas orelhas fiquem quentes.
7 – Mova três dedos (mínimo, do anelar e do meio) da linha da mandíbula até queixo e massageie suas bochechas. Pode manter a boca aberta enquanto faz isso.
8 – Abra e feche as mandíbulas como se estivesse gritando. Faça isso umas 10 vezes.
9 – Abra a boca e mova sua mandíbula de um lado para outro, também repita umas 10 vezes.
10 – Gire o pescoço. Inale levando a cabeça para trás e exale tocando o queixo no peito. Gire a cabeça no sentido horário, inspire conforme vai para cima (primeira metade do círculo) e expire conforme for voltando para a posição inicial (segunda metade do círculo). Repita isso 5 vezes no sentido horário e anti-horário e se você se sentir tonato ou com vertigem pare ou mantenha seus olhos bem abertos.
11 – Chacoalhe as mãos por 1 minuto, igual um cachorrinho se secando.
Cada pequena prática ou movimento libera estresse acumulado e você começa a compreender aos poucos o mecanismo do movimento da energia vital dentro de você. Esse conhecimento só pode ser adquirido através da prática e da experiência, e não através da leitura, por isso, mexa-se! Boa prática!