A OMS (Organização Mundial da Saúde), mostra que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Os dados mostram que, em 2020, cerca de 9,3% dos brasileiros apresentavam transtorno de ansiedade, o que representa, aproximadamente, 19 milhões de pessoas.
De acordo com Sheila Moyses instrutora e idealizadora do Gaia Yoga, o espaço recebe muitos alunos que procuram a prática para alívio de sintomas de ansiedade.
Os sintomas da ansiedade podem aparecer de diversas formas, uma vez que as pessoas manifestam diferentes reações. Porém, é possível destacar os principais: tensões e dores musculares, agitação constante, mente confusa e esquecimento além do cansaço excessivo.
“Identificar e controlar as fontes causadoras da ansiedade é importante para não desenvolver síndromes cujos sintomas são sensação de desmaio, respiração superficial e ofegante, taquicardia, suor frio, tremores e um certo distanciamento da realidade”, aponta Sheila.
A prática de yoga ajuda você a respirar melhor e algumas posturas podem gerar alívio imediato nos momentos de ansiedade. Confira as dicas:
RESPIRAÇÃO COMPLETA
“Sente-se de forma confortável, com a parede como apoio para as costas e posicione sua mão direita no ventre e a mão esquerda sobre o coração. Feche seus olhos e respire profundamente, expandindo o abdome, enchendo os pulmões e sentindo expandir as costelas e o baixo ventre. Faça uma pequena pausa e em seguida exale pelo nariz, bem devagar. Repita cinco vezes, lentamente. Assim você irá acalmar o seu sistema nervoso”, afirma Sheila Moyses.
POSTURA DA CRIANÇA
Posicione-se em quatro apoios, com as mãos e joelhos apoiados sobre uma superfície confortável. Leve seu quadril para sentar-se sobre os calcanhares, deite seu tórax e ventre sobre suas coxas, estique seus braços e apóie a testa no chão. Se quiser melhorar o conforto, afaste um pouco os joelhos e acomode o abdome entre as coxas. Respire profundamente de olhos fechados.
Em seguida você vai começar a sentir a sua respiração mudar. Com isso você vai perceber uma sensação maior de relaxamento, pois a posição e a respiração vão contribuir para acalmar seu sistema nervoso.