A respiração é um processo no qual geralmente não pensamos. Acontece automaticamente, sem que percebamos, mas a maioria de nós respira incorretamente. A respiração rápida ou superficial está ligada à tensão, ansiedade, medo ou preocupação, o que pode levar a um corpo e mente doentios.
Mas o que acontece quando você respira lenta e profundamente? Você se sente calmo, à vontade e feliz, mais em sintonia com seu corpo e mente.
Pranayama, traduz aproximadamente do sânscrito como “extensão do prana (respiração/força vital)”. A palavra “pranayama” é composta por três palavras sânscritas:
1- “pra” = primeiro
2 -“na” = unidade de energia
3 -“yama” = expansão guiada
É a prática de guiar e direcionar a energia da força vital, a fonte de nosso prana, ou força vital.
Freqüentemente, presume-se que Prana se refere apenas à respiração, mas suas implicações são muito mais importantes. Prana é qualquer fonte de energia. É vivificante, revigorante e produtora de energia. Embora na prática do pranayama estejamos manipulando e guiando a respiração, é uma prática que vai muito além de nossos pulmões. Existe prana na comida que você consome, na música que você ouve, naquilo que seus olhos vêem. Tudo é fonte de energia e tem o poder de nutrir seu ser.
Estamos utilizando nossa respiração como uma ferramenta para equilibrar nossas energias, elevar nosso espírito e melhorar todo o nosso ser.
A integração do trabalho de respiração torna a prática de asana muito mais dinâmica e benéfica do que simplesmente mover o corpo. O corpo é como uma esponja para o prana e o pranayama permite que o corpo absorva e segure o prana facilmente.
Quando nosso foco está voltado para nossa respiração, ele traz nossa atenção para o momento presente. Essa volta para o presente aumenta nossa autoconsciência, acalma a mente e reduz a ansiedade.
Siga nosso instagram para ver dicas de pranayamas que você pode fazer em casa.